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Utilize a estratégia da Netflix e faça promoções sem dar desconto

Faaala empreendedor! Gratidão imensa por você estar aqui.

Tenho certeza que esse será mais um conteúdo que vai te ajudar a levar sua empresa para um nível de lucratividade acima da média.

Bora vender?

Olha só, há poucos dias eu estava analisando o case de sucesso da Netflix. Se você não é assinante do maior canal de streaming do planeta, você ao menos já deve ter ouvido falar.

A Netflix foi criada em 1997 como uma locadora online de filmes. Em 1999 lançou um serviço de assinaturas e no ano 2000, foi oferecida a até então sua maior concorrente, a Blockbuster. Na época, a Netflix queria vender sua empresa por 50 milhões de dólares. A Blockbuster disse não.

O que aconteceu? A Blockbuster fechou suas portas em 2010 com dívidas de 1 bilhão de dólares, enquanto a Netflix elevou seu valor de mercado e hoje vale mais de 60 bilhões de dólares.

Ronaldo, porque você está contando essa história???

Para compartilhar uma das estratégias que contribuíram para o crescimento estrondoso dessa empresa, que dobrou de tamanho só nos últimos 12 meses, conforme dados do site da Revista Exame.

Uma das maiores sacadas da Netflix, foi proporcionar ao seu consumidor, uma experiência com seu produto, e para isso, criaram uma oferta simples e eficiente. Funciona mais ou menos assim: experimente gratuitamente por um mês. Se não gostar, não precisa pagar nada. Simples assim. Ah! e tem mais, se durante o uso no decorrer dos meses, achar que não quer mais manter sua assinatura, pode cancelar sem qualquer burocracia.

Isso fez com que o número de assinantes disparasse. As pessoas podiam “curtir” seus filmes e séries a vontade por 30 dias totalmente gratuito!

 

Qual a grande lição?

Muitos empresários, estão totalmente desesperados. Não sabem mais o que fazer para atrair a atenção do público e transformar isso em lucros através de vendas de qualidade.

Só conseguem vender quando fazem as promoções mais loucas do tipo “70% de desconto” ou compre sem entrada, ou ainda pague em até 24 vezes… e por aí vai.

E o resultado dessa estratégia são lucros muito baixos próximos a zero, desvalorização do seu negócio e o pior, atrai um monte de clientes zumbis (se você não sabe o que é, eu vou explicar em um novo artigo).

E quando você tem uma lista de clientes não qualificados, que só vivem em busca de promoções, seu negócio vai de mau a pior. Você acaba entrando no chamado Ciclo da Falência. Investe em tudo que tipo de mídia para tentar alavancar seus resultados, gasta muito dinheiro e não obtém os resultados esperados.

Porque isso acontece? Quem é o grande vilão que está “comendo” seus lucros?

O grande vilão chama-se Marketing de Esperança. Não sabe o que é isso?

É justamente quando você faz qualquer tipo de marketing, seja ele online ou tradicional, e fica aí, esperando que o cliente veja sua comunicação e vá até você para comprar.

Deixa eu exemplificar: imagine que você tenha uma academia. Ao lançar uma campanha promocional oferecendo um desconto, você faz milhares de panfletos e começa distribuir pela cidade. Depois, vai até o Facebook e faz uma postagem com a promoção, investe mais dinheiro e pronto. Agora fica esperando o cliente vir até você e se matricular. O grande erro desse tipo de campanha é que, vai dar algum resultado sim, mas com certeza não será um bom resultado. Por que? Porque o cliente foi atraído por preço ou desconto. Ele não viu valor na sua oferta. Ele viu preço, o que é bem diferente.

 

Como implementar a estratégia da Netflix e fazer promoções sem dar desconto?

Tomando como base o exemplo da Academia, antes de pensar na melhor estratégia para sua campanha, você deve passar por 2 passos iniciais:

1.Qual é o objetivo dessa campanha? Qual a grande meta?

Se você não tem um objetivo bem definido, uma meta bem estabelecida, jamais vai saber ao certo se os resultados estão bons ou não.

Ex.: objetivo – aumentar o número de alunos em 30%.

Meta – 20 novos alunos no plano “Plus”.  

Vamos imaginar que esse plano Plus custe 100,00/mês. Então temos uma meta financeira de R$2.000,00.

2. Pra quem é essa promoção?

Esse é um passo extremamente prioritário. Imagine que esse plano Plus, contemple apenas musculação. Então, não adianta você mostrar essa campanha pra quem só quer fazer esteira, por exemplo. Conhecer bem o público, permite você saber “com quem você está falando”, criando assim uma comunicação direta com seu público, eliminando os riscos de perder dinheiro com a campanha.

Bom, depois de definir suas metas e objetivos, e saber quem é o público perfeito, você precisa formatar sua oferta.

 

Usando o modelo da Netflix

Ainda seguindo a linha de raciocínio da academia, lembrando que, essa estratégia se aplica a qualquer tipo de negócio, podemos usar claramente a mesma estratégia da Netflix.

Observe:

Fazendo do jeito tradicional (errado!).

Vamos imaginar que você ofereça um desconto de 40% para atrair novos alunos.

Se você fechar com 10 alunos, usando o exemplo do Plano Plus de R$100,00, ao invés da academia faturar R$1.000,00/mês, ela vai faturar R$ 600,00/mês!!! Um rombo imenso de R$400,00 no caixa da empresa.

Agora, se você aplicar a estratégia da Netflix, você pode oferecer o primeiro mês gratuito. E eu digo PRIMEIRO MÊS MESMO! Não apenas o primeiro dia ou primeira aula. Se o aluno gostar, fecha o plano Plus no valor de R$100,00 mensais.

Aqui está o segredo. Como seu trabalho é de extrema qualidade (assim eu espero), estes clientes ficarão plenamente satisfeitos com a experiência de se exercitar com você, aumentando as chances de continuarem com o plano pago.

Analise bem, como a campanha visa o primeiro mês grátis, a probabilidade de atrair mais potenciais alunos é muito maior. E aí existem algumas estratégias que podem ser implementadas para não encher a academia de clientes gratuitos, mas falaremos disso em outro momento.

O que acontece é que, ao viver uma experiência como seu aluno durante 30 dias, as chances desse aluno continuar são grandes.

Vamos imaginar que, 30 novos alunos se cadastraram para fazer os 30 dias gratuitos. Porém, no final do mês, apenas a metade fechou o plano Plus, ou seja, 15 alunos.

Vamos as contas?

15 alunos pagando R$100,00 = R$ 1500,00 mensais.

Percebe a grande diferença? Agora, usando a estratégia correta, ao invés da sua empresa perder 40% do faturamento dando descontos, você aumentou seu caixa em 50% oferecendo um bônus ao seus novos alunos.

Isso faz sentido pra você? Consegue perceber como é possível ter uma Lucratividade acima da média e vender todos os dias?

E ainda depois, você pode criar uma nova oferta diferenciada para os outros 15 alunos que disseram não no primeiro momento. Lembra que eram 30 inscritos?

 

Pois bem, é assim, oferecendo uma experiência ao seu usuário, para que ele possa testar os seus serviços, e entregando conteúdo de alto valor, que a Netflix está se tornando uma gigante no seu mercado, vendo seu lucros e vendas crescerem constantemente. E o mesmo pode acontecer com o seu negócio. Basta colocar essa simples estratégia em prática.

 

Bom, espero que você tenha entendido a estratégia e possa aplicá-la imediatamente. Eu verdadeiramente espero ter te ajudado a obter melhores resultados em suas campanhas com esse artigo.

Se você entendeu mas não conseguiu aplicar, eu posso te ajudar nessa tarefa. Se você quiser que eu pessoalmente ajude a implementar uma campanha para sua empresa, clique no banner abaixo e saiba como eu posso desenhar uma campanha para você alavancar seus lucros e vender todos os dias.

 

 

Deixe seus comentários abaixo que eu prometo responder todos o mais breve possível. Se você acredita que esse conteúdo pode ajudar alguém, compartilhe com seus amigos, nas suas redes sociais.

Grande abraço e nos vemos em breve.

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