Porque muitas empreendedores estão desacreditados com anúncios no Facebook e outros estão comemorando os resultados gerados com os mesmos?

 

Afinal, a mídia social mais acessada no mundo (são mais de 2 milhões de usuários conectados ao Facebook ao redor do planeta) é ou não uma boa estratégia para o marketing do seu negócio?

 

É o que vamos discutir nesse artigo hoje.

 

 

Paulo tem uma lanchonete no centro da cidade. Com o número de cliente caindo e as vendas em baixa, ele não conseguia fazer anúncio em revistas, outdoors, nem sequer alguns panfletos. É, a coisa estava feia…

Foi então que, um dos seus funcionários lhe deu uma ideia que parecia ser a solução para seus problemas: criar uma página no Facebook.

Mesmo receoso, Paulo acabou cedendo à insistência do seu colaborador, criou uma página na rede social e começou a postar umas fotos dos lanches com promoções.

Compre o X-bacon e ganhe a batata frita. Um X-salada + 3,00 ganha uma lata de Coca-Cola

As promoções eram ótimas, mas parecia que ninguém ligava. Ele já estava desacreditando que aquilo poderia de fato atrair algum cliente.

Então, ao reclamar com um amigo, o Magrão, este lhe disse: Cara, você precisa de uma agência que te ajude. Tem que pagar para aparecer no Facebook!.

Paulo pensou, contratou uma agência, fez anúncios e… nada! Nenhum resultado. Muita gente curtindo as postagens lindas, mais muito pouca gente querendo comprar.

O sentimento de frustração de Paulo era evidente em seu rosto. Parecia que, o tal Marketing Digital era um barco furado. Não gerava resultados de jeito nenhum…

 

Apesar de fictícia, o texto acima ilustra perfeitamente o cenário que muitas empresas vivem nos dias de hoje. Muitos estão em uma busca frenética de soluções para vender todos os dias e passaram a enxergar no Facebook e nas mídias sociais uma oportunidade.

E não tem jeito, quando se fala em Marketing Digital a primeira imagem que vem a cabeça é o Facebook. De fato, a rede social tem crescido de forma gigantesca e tem se tornado uma excelente estratégia para alguns, mas, um verdadeiro tormento para outros.

 

Funciona mais ou menos assim, o empresário cria uma fanpage, e depois vai postando coisas aleatórias sobre seu negócio. Normalmente postagens com fotos dos produtos/serviços. Em seguida, fica sabendo que, para que alguém, um potencial cliente possa ver, é preciso investir em anúncios. E aí, dá um clique naquele botão chamado IMPULSIONAR, coloca o cartão de crédito e pronto, é hora de esperar os resultados chegarem.

 

1 dia, 2 dias, 5 dias… uma semana! E nada! Muita gente curtindo, alguns comentários como “lindo”… e é só.

Chega a frustração. A estratégia não deu certo.

 

Então vai e contrata um consultor ou uma agência de marketing digital e o primeiro conselho é: faça imagens bonitas! Não funcionou? Vamos usar imagens de um gatinho, cachorrinho.. enfim, um postizinho bonitinho. Yes! É isso que vai dar certo! Mas….

 

Nada acontece. Não no que diz respeito a vendas. A lucros.

 

 

Isso gera dois tipos de pessoas: aquelas que se tornam descrentes e passam a acreditar que marketing digital é furada e não funciona, e aquelas que ficam extremamente animadas, quando vêem que suas postagens alcançaram um grande número de pessoas e teve centenas de curtidas, mais depois se frustram porque os resultados não passam disso.

 

Deixa eu te falar algo bem direto e não quero que fique aborrecido comigo, ok? Se você ficar aborrecido, me manda um e-mail, uma mensagem que me desculpo com você pessoalmente, combinado? 😉

 

Então se liga nessa verdade: CURTIDAS NÃO PAGAM SUAS CONTAS. NÃO COLOCAM DINHEIRO NO SEU CAIXA. É GASTO, E NÃO INVESTIMENTO!

 

É isso. Eu juro que não estou exagerando! Palavra de escoteiro!

 

A grande verdade é que, se você coloca dinheiro em uma ação, e ela não te traz nenhum resultado tangível, é gasto e não investimento. E, se você quer realmente ter uma lucratividade acima da média, você precisa transformar investimento em LUCRO, em DINHEIRO EM CAIXA, do contrário, você só vai perder tempo e dinheiro, e convenhamos, em tempos em que só se fala de crise, cada centavo vale ouro!

 

Eu sei, você acabou de balançar a cabeça e se perguntar: “meu Deus! O que será que eu tenho que fazer? Confessa, vai! 🙂

 

Calma! Eu vou te ajudar.

 

O Facebook é o mocinho da publicidade, mais as vezes, ele pode se tornar um grande vilão. Sempre que você não jogar as regras do jogo da forma correta, ele vai literalmente comer seu dinheiro. E não adianta chorar!

 

As regras do jogo

 

Quando eu falo em regras do jogo, você precisa entender que, a principal delas é o Facebook, assim como o Google, prima pela experiência de seus usuários, ou seja, trocando em miúdos como dizia minha mãezinha (que Deus a tenha), ele criou uma rede social e quer que a sua marca se socialize com o público, ou seja,  gere relacionamento de valor e não que fique vendendo o tempo todo.

 

Isso significa que, antes de sair postando fotos e imagens, mensagens de motivação ou seja lá qual for o conteúdo que você queira postar, você precisa de uma etapa primordial que é conhecer o seu público.

 

O Facebook até criou uma excelente ferramenta incrível que te permite saber exatamente como se comporta as pessoas do seu nicho dentro da rede social. Chama-se Audience insights.

 

 

Ao conhecer o seu público, você deve então postar coisas que agregam valor para eles. A média é que, a cada 10 postagens, você coloque 8 de conteúdos de valor e apenas 2 de vendas propriamente ditas. Claro que isso pode variar de acordo com seu negócio e seu público, mais no geral é assim.

 

O que é conteúdo de valor?

 

Vamos pegar o caso do Paulo, da história no começo deste post, lembra?

O Paulo queria atrair clientes para o seu negócio. Então, ele deveria fazer postagens do tipo “X-bacon ou X-salada? Qual o seu preferido?” ou algo do tipo “Hoje é sexta-feira. Marque aquele seu amigo que vai te pagar um hambúrguer hoje…”

Perceba que, esse tipo de postagem, claro que há muita coisa diferente que pode ser feito, mas consegue perceber como as chances das pessoas interagirem são muito maiores? Elas percebem que, sua marca quer gerar envolvimento e não apenas vender.

Mas ô Ronaldo, e a venda???

Ela está implícita na postagem! Quando você interage com uma postagem, vendo ali aquelas imagens de um hambúrguer delicioso, a primeira coisa que você pensa é “adeus dieta”! kkk

Então, se você quer aumentar suas vendas usando as mídias sociais, você precisa, em primeiro lugar, conhecer o seu público e gerar envolvimento com ele.

Quando você investe em marketing digital, você não quer que elas apenas vejam a sua publicação, você precisa que elas cliquem ali e façam um pedido! Isso é transformar investimento em dinheiro no caixa, em lucro.

E, pra finalizar esse artigo, vamos deixar bem claro que, marketing Digital, não é apenas Facebook. Envolve muito mais que isso, como usar o Google por exemplo. Mesmo sem ter um site, você pode colocar sua empresa lá e gerar muitos clientes com isso. Se você ainda não viu o artigo que eu ensino sobre isso, clique aqui.

Bom, e aí, o que você acha? O Facebook é o mocinho ou o vilão do Marketing? Comenta aí!

E se você tem um negócio e quer gerar oportunidades reais de vendas com lucros e não sabe o que fazer, eu preparei um projeto de consultoria 100% gratuito onde eu vou analisar a sua empresa e te entregar pessoalmente um plano de ação para você implementar imediatamente.

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Forte abraço. Vamos pra cima!