Nesse artigo, eu quero falar sobre os motivos que levam empresários e profissionais a terem baixa performance em suas vendas, amargando resultados pequenos que comprometem o faturamento do negócio, impedindo-o de crescer.

Se você fizer uma busca na internet agora, sobre o por que as empresas têm falhado em seus resultados de vendas, você vai encontrar milhares de artigos.

Sim, há muitos artigos debatendo sobre o assunto e a maioria deles apontam sempre para os mesmos motivos: falta de financiamento, erros de gestão, ação de marketing insuficiente, concorrência e por ai vai.

Você que está lendo esse artigo agora deve ter pensado: “tudo bem Ronaldo, e não é isso mesmo?”. Na verdade, esses motivos tem sim, levado empresas a passarem dificuldades cometendo falhas, mas esses são motivos genéricos. Os motivos que levam as empresas a perder vendas, não é algo tão óbvio assim.

Mas então, quais são os motivos que tem levados empresas a perderem mercado dia após dia?

Quero que você leia esse artigo com muita atenção, pois na maioria esmagadora das vezes, você que é empresário ou profissional liberal, não consegue perceber que foram essas razões que estão minando sua lucratividade.

Talvez você já esteja passado por um momento em que ficou com uma grande expectativa de vendas após uma campanha de marketing, seja ela online ou offline, e se frustrou porque não atingiu a sua meta, porque as vendas foram fracas.

E de quem é a culpa? Será da crise? Do mercado? Que motivos o fizeram cometer essas falhas?

A verdade é que as empresas tem usado de estratégias erradas em suas ações de marketing. Não possuem um sistema de vendas efetivo e isso causa muito constrangimento, afetando seu fluxo de caixa, deixando uma situação embaraçosa para o seu negócio.

Conheça os verdadeiros motivos que levam as falhas nas vendas e como você pode resolvê-los:

Motivo #1 – Não sabem que é o seu público ideal

Chamamos de persona, a criação de um cliente ideal para os seu negócio. Muitos empresários partem da seguinte premissa: “eu vendo pra todo mundo”. Aqui está seu primeiro grande erro. Se você não tem um público definido, você não sabe que estratégia adotar, pois públicos diferentes, possuem comunicação diferente, uma conversa diferente, um comportamento diferente.

Como criar a persona?

Você precisa definir seu público com dados corretos que podem determinar suas ações de vendas.

Seu público é mais homem ou mulher? Qual a idade deles? São casados ou solteiros? Em que região eles moram?

Claro que, você vai vender pra todos os que te procurarem, mas com o público definido, suas chances de ter uma venda mais efetiva será muito maior, afinal, você agora sabe se comunicar com seu público.

Depois de definir os principais dados do seu público e encontrar o público ideal, responda a essa pergunta:

Qual é o problema desse público e como seu produto/serviço pode ajudá-los a resolver?

Depois, você vai falar sobre os problemas do seu público, e como ele pode ser resolvido com algo que você oferece. Uma vez que você fala para o seu público quais são os problemas dele, porque ele está passando por isso, e como resolver esse problema com algo que você oferece, é venda fechada.

Motivo #2 – Não sabem como atrair seu público

Após definir seu público ideal, você precisa atrair esse público até a sua empresa. E como você faz isso? Oferecendo a eles soluções para o seus problemas.

Você pode criar e-books, vídeos, treinamentos, enfim, você precisa querer de verdade, ajudar seu público. Você tem que dizer aquilo que eles querem ouvir, ou seja, uma solução para os problemas que ele está passando.

Ao criar uma estratégia para atrair seu público, lembre-se sempre que suas campanhas devem gerar valor para aqueles que vão comprar de você.

Siga essa regra de ouro:

“ Todas as suas campanhas, devem ajudar o seu público a dar um passo em direção ao DESEJO que eles tem de alcançar o RESULTADO que eles esperam”.  

A quantidade de vendas que você recebe, é proporcional ao valor que você gerapara o seu mercado de atuação. Pense nisso.

Motivo #3 – Não se relacionam com seu público

Aqui está outro ponto que pode estar matando suas vendas. Matando mesmo!

Muitos empresários erram feio, quando querem simplesmente vender, vender e vender.

Imaginem a seguinte analogia: um homem vê uma mulher bonita e acredita que ela seja a parceira ideal para ele. Quais são as chances de ele conseguir namorar, ou casar com essa mulher, se ele simplesmente chegar direto nela e pedi-la em casamento? Qual seria a reação dela? Com certeza, ele ouviria um NÃO bem grande…rsrsrs

Agora, imaginem que, quando esse homem viu essa mulher, ele então, antes de chegar até ela, perguntou aos amigos dela do que ela mais gostava. Foi até as redes sociais e descobriu que ela amava um certo gênero musical. Ai então, ele chegou até ela, e começou a falar sobre aquele ator, sobre as coisas que ela gosta de ouvir. Em meio a conversa, ele diz o quanto é ruim ficar solteiro sem alguém especial para dar um carinho, para amar. No final da conversa, ele propõe a ela que os dois se conheçam. Quais são as chances de ele ter sucesso agora? Percebem a diferença?

Você tem que se relacionar com seu público para conseguir vender para eles. Simples assim.

E como fazer isso?

Gerando valor para eles com conteúdos em seu blog, vídeos explicativos, mini treinamentos sobre um produto ou serviço que você oferece, etc.

Relacionamento. Sem ele, suas vendas estão fadadas ao fracasso.

Motivo #4 – Não possuem um sistema automatizado de Vendas

As empresas não usam o grande poder da internet para vender, e quando o fazem, é da maneira errada. Todos os dias tentam vender, vender e vender, sem gerar valor para o seu público.

Há uma forma correta e automatizada de se gerar vendas através da internet, mesmo que o seu negócio seja de produtos físicos. O comportamento do consumidor mudou e hoje ele vai pra internet pesquisar por um produto ou serviço antes de comprá-lo.

E sua empresa precisa estar lá quando ele procurar. Então você precisa criar o que chamo de Sistema de Vendas Online, que é um método automatizado de fazer vendas através da internet. Basicamente, esse sistema vai levar as pessoas até o seu negócio, com uma boa estratégia de conteúdo.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o sistema de vendas online, baixando meu e-book sobre COMO ATRAIR MAIS CLIENTES E AUMENTAR SUAS VENDAS.

Nesse e-book gratuito, você vai aprender como criar uma lista de pessoas interessadas em seu produto/serviço, transformá-las em clientes e fazer com elas se tornem compradores recorrentes.

A internet é uma poderosa ferramenta para o seu negócio, porém você não pode esquecer que, você precisa ajudar as pessoas, o seu público, e quando você cria um sistema automatizado para se relacionar com elas e vender pra elas, suas vendas tendem a crescer constantemente.

Ter um fluxo de vendas constante e em crescimento, é o sonho de todo empresário. E de verdade, isso é algo que é uma realidade e pode acontecer em sua empresa, não importa o ramos de atuação. Quer seja você pequeno, médio ou grande empresário, ou até mesmo um profissional liberal como médico, dentista, engenheiro, etc., não importa. Se você souber como definir, atrair e se relacionar com seu público, as vendas terão um crescimento constante e sua lucratividade será maior.

Se você precisar de minha ajuda para alavancar seus resultados de vendas usando a internet para criar um poderoso canal de atração, fidelização e retenção de clientes, pode contar comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

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Vamos pra cima!