Como uma estratégia simples de marketing digital, focada no relacionamento com o consumidor, está fazendo com que uma pizzaria não pare de receber pedidos de pizza pelo Facebook? É o que vamos descobrir no nosso artigo de hoje.

 

Olá você que é empresário, você que é profissional liberal, enfim, você que é EMPREENDEDOR! Seja muito bem vindo e quero dizer que é um prazer imenso poder compartilhar contigo aquilo que eu tenho aplicado em meus clientes de consultoria e quem tem gerado mais oportunidades de vendas, nutrindo o caixa da empresa e, é claro, deixando todo mundo feliz, inclusive eu! kkk

 

Antes de começarmos, quero te fazer um pedido: é sério, se você verdadeiramente acredita que sim, o negócio merece uma lucratividade acima da média e vender todos os dias, leia esse artigo até o final e, no fim, se fizer sentido pra você aquilo que vou compartilhar, eu vou te deixar aqui a oportunidade de quem sabe nos conhecermos e eu ajudar a sua empresa a ter resultados positivos. Ah! Eu sei que você deve estar pensando “tá louco, nem começou o artigo e o cara já quer que eu contrate ele!!!”. Na verdade não! O primeiro passo, para te entregar um plano de ação específico para o seu negócio, será totalmente gratuito. Mas, como eu disse, isso é assunto para o final deste artigo. Primeiro eu quero que você veja, em primeira mão, como ações simples, porém bem planejadas e executadas, podem gerar dinheiro para o seu caixa. Sim, meu amigo! Ou sua estratégia de marketing ajuda sua empresa a caminhar rumo a gerar vendas com lucro, ou você está literalmente perdendo dinheiro. TODOS OS DIAS! 🙁

 

Sem mais delongas, vamos direto ao assunto. É aqui que começa a história da pizzaria que precisava aumentar suas vendas,mas dispunha de pouco investimento para isso. Simbora!

 

“Estamos vivendo tempos difíceis. A crise tá osso!” foi o que me disse o Cleiton, um dos sócios proprietários da Pizzaria Cantinho Italiano.

 

Eu sei – respondi. Mas, como diz a música, “pra todo problema, existe solução”, então, vamos entender o que está acontecendo com seu negócio e como podemos ajudar sua empresa a vender mais todos os dias sem ter que ficar gastando grandes quantias de dinheiro com ações que não geram nada ou muito pouco de resultados!.

 

Aquela risadinha de canto de boca dele me entregou o que ele estava pensando: “quero ver o que esse cara vai aprontar…”.

O que poucos empresários sabem, é que não precisa muito para começar a colher resultados. Menos é mais já dizia Érico Rocha, um grande nome do Marketing Digital no Brasil. E é justamente com essa linha de pensamento, que eu queria mostrar pra ele como se faz um marketing de resultados. Tudo se resume a processo.

 

Ao avaliar as estratégias da empresa, logo comecei a entender porque as coisas estavam naquela situação, vendendo só o “básico”, sem nada de novo, sem previsibilidade de caixa.

A empresa fazia anúncios em uma revista da cidade, algumas parcerias patrocinando um evento aqui outro ali e claro, eles tem um time de futebol, o Chapadão, uma das paixões do Cleiton ( a outra é pescar. Sim, ele adora pescar!).

Depois de analisar os números, e ver como eles estavam sendo visto na internet, pensei “se ele se conectar com seu público, que possui, em sua maioria idade jovem, ele vai arrebentar usando a internet. Claro! Essa galera é conectada 24 horas!

 

Sabe quando você sente aquele comichão, e uma certa inquietude começa a te tomar? Pois bem, quando eu me sinto assim em um projeto, é porque eu meio que já sei como fazer entrar dinheiro no caixa…

Enquanto eu olhava as mídias sociais, o site, analisava o público, uma adrenalina corria a mil em meu corpo. Eu já conhecia a  pizzaria e sabia da sua fama. Lado bom, lado ruim. A pizza é generosa e muito deliciosa. O lado bom é que nenhuma outra pizzaria da cidade conseguiu superar o carisma do público pela pizzaria e por suas saborosas pizzas. O lado ruim, é que quando o “bicho pegava” nas entregas, elas eram demoradas e as pessoas reclamavam. Mas, nem tudo são rosas, nao é verdade?

 

Bom, público jovem. A maioria, cerca de 65% estava nessa linha. Ao estudar o comportamento, vi que tinham uma conversa própria, umas gírias. Boa parte formada por estudantes.

Então, depois de um brainstorm bem aprofundado (foram mais de 7 dias de estudo), fizemos algo que começou a sinalizar resultados. Nasce o Max – o entregador.

Com um linguajar próprio e um jeitão meio desengonçado, o personagem caiu na gaça do público. Uma vez por semana ele aparecia e a galera gostava. A postagem, orgânica (sem investimento), chegava a atingir 2 a 3 mil pessoas.

 

Entender o público pra quem você quer vender, é o segundo passo mais importante para ter sucesso em na construção de um processo de vendas. (o primeiro é saber o que se quer vender, principalmente quando você tem muitos produtos/serviços).

 

A partir daí, começamos a construir o máximo de interações com o público, fazendo com que eles interagem cada vez mais com a publicação. Talvez você saiba, talvez não, mas quanto mais interação sua página tem, mais o Facebook mostra pra outras pessoas que tem a ver com o seu negócio. E isso sem que você invista muito dinheiro! No caso da pizzaria, o investimento médio de acordo com o objetivo da postagem, fica em R$10 a R$20 reais. (yes!)

 

É claro que, com essas ações, as vendas ainda não estavam acontecendo como queríamos e aqui cabe um conselho a você que quer gerar um fluxo de vendas para seu negócio, usando as mídias sociais: NUNCA, JAMAIS FIQUE SÓ VENDENDO! CRIE INTERAÇÕES, SE RELACIONE! As pessoas estão nas mídias sociais para se socializar então não fique enchendo elas de vendas, porque elas vão para de seguir você.

 

Quer mais um exemplo de interação desse nosso caso? Dê uma olhada nessa imagem:

 

 

Um fato curioso: nós investimos R$10,00 para ver o comportamento. Após consumir 1,83 do nosso orçamento, o Facebook bloqueou o anúncio porque tinha muito texto (sim, o Facebook é dono de fazer essas coisas. Aff! Ninguém merece!). Então deixamos rolar sem pagar. Quase 10 mil pessoas alcance! Nesse momento, as pessoas que seguiam a página e as que estavam chegando, começaram a perceber que a página era divertida e que valia a pena seguir. Não era algo chato que só ficava fazendo promoções e colocando aquelas postagens genéricas!

 

Estava chegando a hora de começarmos a preparar o terreno para a ação de vendas, afinal, de nada adianta ter um monte de gente ali e ninguém comprando, não é mesmo? Lembra que nosso objetivo inicial era gerar mais vendas.

 

Então, eis a estratégia simples, que gera pedidos e mais pedidos pelo Facebook:

 

Aquele espaço onde você pode mandar mensagens para as pessoas, é um aplicativo do Facebook chamado Messenger. Claro que isso, provavelmente você já sabe. O que talvez você não saiba, é que existem empresas que criaram aplicativos que, em conjunto com o Messenger, podem interagir com as pessoas como uma espécie de “secretária eletrônica” e responder ou conduzir as pessoas a por uma conversa de vendas.

 

WAW! Isto é realmente incrível! Claro que é! Eu sei, também fico empolgado com a crescimento da tecnologia… kkk quem não fica? Confessa aí…

 

Bom, quando falamos que era hora de usar a rede social para venda, todos torceram o nariz! Ah, não, eu não vou contratar pessoas pra ficar no Facebook não! Foi a reação do Cleiton.  Calma garoto! Dê um viva a tecnologia! Vamos fazer isso de forma automática – eu disse. E novamente, aquele olhar torto, desconfiado. Dessa vez, de forma figurativa, pois eu estava em uma conversa de WhatsApp. mas eu o conheço muito bem… rs

 

Basicamente, a pizzaria possui 3 canais de venda para o delivery: o telefone, o WhatsApp e o site (que está passando por uma reforma pela agência que o fez).

 

Então, o que fizemos foi, criar uma interação automática no Messenger do Facebook, onde o Max, sim, aquele Max, interagisse com as pessoas e guiasse elas. assim, elas podem ver o cardápio, desenvolvido exclusivamente para a plataforma, e escolher uma das 3 opções de fazer o pedido. Como o Messenger, 85% das pessoas no nosso caso estão no telefone, basta um clique e pronto, o pedido pode começar a ser feito por qualquer uma das opções! Que demais!

 

O melhor desse tipo de estratégia, é que dentro dessa ferramenta, que é uma das várias, a gente acompanha tudo. Quantas pessoas estão entrando, que tipo de canal elas gostam de fazer seus pediso, etc. No nosso caso, percebemos que, mais de 70% faz seu pedido via whatsApp e o restante pelo site. Muito pouco dos que vem do Facebook ligam no telefone.

 

Esse sistema, além de nos permitir avaliar dia após dia os resultados, também fazemos campanhas específicas para as pessoas e temos uma taxa de recebimento altíssima, muito mais que enviar um e-mail.

 

E é assim, que quando o relógio cruza as 18 horas e a pizzaria começa a trabalhar, as pessoas já começam a interagir pelo messenger. Claro que não é só daqui que vem o fluxo de pedidos, mais sim, é muito eficiente.

 

Quer testar na prática essa estratégia? Me manda uma resposta aí nos comentários que eu te mando o link.

 

Mas a empresa também possui 2 números de telefone então, o próximo desafio, é fazê-los tocar! E foi aí que começamos as estratégias no Google, sem pagar nenhum centavo chegamos a mais de 1.200 ligações só neste mês! mas isso é assunto pra um outro momento… rs

 

Bom, eu sempre gosto de dizer que não existe mágica. Não é apenas uma ação que vai gerar os resultados que o seu negócio precisa. É preciso, antes de tudo, planejamento. Conhecer o seu momento presente, analisar cada detalhe. saber o que já foi feito no passado e o que deu, e o que não deu certo. E depois, ter uma visão clara de onde se quer chegar. Ter uma meta a bater. E, acima de tudo, conhecer profundamente o comportamento do seu comprador, do seu futuro cliente.

 

Após isso, é preciso, como dizia minha falecida mãezinha, malhar o trigo. Nada é certo mas você só vai saber se a estratégia vai funcionar se você tentar e testar, do contrário, vai ficar parado no tempo e vendo seus concorrentes crescerem e você ficando para trás.

 

Você precisa confiar no processo. Você precisa se arriscar, você precisa parar por um instante, respirar fundo e se perguntar: “será que, fazendo como estou fazendo agora, eu terei resultados melhores no futuro”

 

Albert Einstein já dizia que, insanidade, é querer ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Por isso, se você quer resultados diferentes, você precisa buscar alternativas diferentes, tentar coisas diferentes sair da multidão, pensar fora da caixa, como já diz o velho e bom ditado de marketing.

 

Bom, como prometido lá no início deste artigo, se você verdadeiramente acredita que, o que está sendo implementado para este cliente faz sentido pra você, se está mesmo disposto a buscar uma alternativa diferente daquilo que você já vem fazendo, se você verdadeiramente deseja se permitir ir mais longe, sair do lugar comum, e buscar uma lucratividade acima da média, criando novas oportunidades de vender mais todos os dias, eu vou ajudar você. É isso mesmo!

 

Ah, confessa que a princípio você achou que eu ia te vender alguma coisa, né! Eu sei como é.. 😉

 

Mas, antes que eu te diga como você pode ser uma das empresas escolhidas para que eu possa oferecer uma consultoria gratuita, é preciso que você pense muito bem, afinal, o que caminho que eu vou te direcionar pode parecer simples, mais está longe de ser algo comum. Você vai literalmente sair a sua zona de conforto. Pense nisso.

……..

Pensou? Está decidido a tomar um novo rumo para os lucros e vendas do seu negócio? Se sua resposta for SIM, EU ESTOU DECIDIDO, clique neste banner abaixo, preencha um pequeno formulário e quem sabe, você será uma das empresas escolhidas para receber uma consultoria gratuita comigo.

Digo isso porque, não são todos os tipos de negócios que eu consigo ajudar e nem sempre todos estão dispostos a arregaçar as mangas e colocar em prática o que eu digo.

Então, bora dar o primeiro passo? Clica no banner abaixo e nos falamos em breve.

 

Marketing Digital

 

Forte abraço!